Skip to content

Dia da Consciência Negra

20 novembro, 2008

Escrever este post foi pensar o que representa o Dia da Consciência Negra , num passeio por questões histórias e contemporâneas acabei em dois resultados que se complementam. O primeiro é um conjunto de links, referências históricas e textos para quem quer se aprofundar por exemplo na história de Zumbi dos Palmares e Ganga Zumba, além de algumas matérias publicadas em outros sites e o portal do Centro de Referência em Educação que reune links para diversos documentos históricos no Brasil e no mundo. O segundo é um papo/entrevista com o Artista Plástico e pesquisador Tiago Gualberto falando de questões atuais, vale lembrar que o Tiago vai expor uma peça a partir de amanhã no Museu Afro das 18:00 ás 20:00 horas na mostra Brasil terra de contrastes.

Então deem uma vasculhada nos links que estão organizados a seguir e escutem com carinho a entrevista/papo que ficou realmente muito boa, pra instigar coloquei abaixo algumas frases que o Tiago soltou no meio do papo. Divirtam-se!

” … muitas vezes as pessoas são coagidas a agir com este estereótipo da negritude… vale a pena se apropriar mas que seja com uma consciência política… um cabelo crespo corajoso não é apenas um cabelo penteado, ele é uma história, ele é um coletivo, representa um grupo… tem pesquisadores que dizem que é mais interessante discutir quem é o Branco do que quem é o Negro… o cabelo da menina Negra também precisa crescer para dentro da cabeça…o racismo se utiliza do negro para existir mas já se utilizou do judeu e se utiliza de outros grupos… ”

Entrevista com Tiago Gualberto

** Ouça a entrevista**

Perfil

Flickr

Você também pode baixar a entrevista aqui

A história

Zumbi dos Palmares

Zumbi dos Palmares

Ganga Zumba

Quilombo de Palmares

Site com vários links pra documentos históricos

Centro de Referência da Educação

Outras notícias sobre o dia

Dia da Consciência Negra em SP terá show na Sé

Dia da Consciência Negra será feriado em 225 municípios, segundo Seppir

Algumas imagens do trabalho do Tiago



Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. 21 novembro, 2008 6:50 pm

    Gostei da entrevista, me senti bem próxima de vocês 🙂

    Só um adendo pro comentário do machismo contra as mulheres. Sim, as mulheres são machistas, ma delegar a elas a responsabilidade deste preconceito porque afinal “são elas que educam os filhos porque os homens machistas não educam os filhos”, daí poderia até dizer que foi umcomentário bem machista, hein?

    Mesmo não participando ativamente na educação do filho, o não envolvimento e tudo o que isso representa em termos de comportamento faz parte da educação que as crianças recebem. =P

    Conhecendo vocês, acho que irão concordar comigo.

    PS: O blog tá muito legal!

  2. tiago gualberto permalink
    24 novembro, 2008 6:45 pm

    Que bom que gostou do papo Mari!

    Talvez a entrevista não tenha deixado claro a frase “são elas que educam os filhos porque os homens machistas não educam os filhos”. Esta frase é do Gilberto Freire e não minha! Ele diz isso no Casa Grande e Senzala quando reflete sobre a educação brasileiro durante o período colonial.

    Concordo contigo que este é um comentário machista, comum a muitas idéias do Gilberto Freire…Entretanto não quis dizer que o machismo é inerente a mulher ou ao processo educacional que envolve as mulheres mas sim que o machismo ou o racismo também são atribuídos e instituidos no núcleo familiar e não apenas pelo “sociedade” exterior ao seio familiar.

    Conhecendo você, acho que também vai concordar conosco. 🙂
    beijão

  3. Mariana Di Stella Piazzolla permalink
    24 novembro, 2008 10:21 pm

    Oooo… concordo muito! 🙂

    Saudades! Beijos

Trackbacks

  1. Consciência Negra «

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: