Skip to content

Programação 2009

13 março, 2009
by

Neste post estão organizadas as principais informações sobre nossas atividades, com datas e horários, além de uma breve descrição de cada uma. Você também pode encontrar estas informações na aba Agenda do menu ai em cima. Aproveite!

Oficina de Percussão – Maracatu
Atividade ininterrupta: início – dia 17/01, termino – dia 19/12.
Horário: Sempre das 15h às 17h.
Descrição: A Oficina de Percussão adotou, desde 2003, o Maracatu de Baque Virado como linguagem
leia mais >>>
única a ser desenvolvida em suas atividades, atendendo assim a crescente demanda existente no cenário paulistano entre jovens que estão envolvidos no movimento de expansão da cultura popular brasileira. Dentre seus objetivos, as atividades buscam ensinar e promover o aperfeiçoamento da prática percussiva, o estudo do maracatu e sua influência na história da cultura brasileira. O acesso é livre e irrestrito, os alunos tem a possibilidade de tocar o instrumento de interesse ou de participar do corpo de dança. Porém, apesar de livre e gratuito, a atividade contém uma estrutura de organização, com funções e responsabilidades divididas. Basta se envolver e participar….. não é necessária prévia inscrição.

Oficina de Construção de Instrumentos  – Alfaias
1ª turma: início – dia 07/03, término – dia 09/05
2ª turma: início – dia 06/06, término – dia 08/08
3ª turma: início – dia 05/09, término – dia 07/11
Horário: das 10h às 15hs (intervalo de almoço – das 12h as 13hs).
Descrição: A Oficina de Construção de Instrumentos promove a luthieria (construção artesanal de instrumentos) através da confecção das alfaias, instrumento típico do Maracatu de Baque Virado. Ao longo de dez aulas, os alunos recebem conhecimentos referentes a forma de montagem e processos da construção deste instrumento, informações sobre a história do maracatu e seu vínculo religioso, a escolha das madeiras e preparo das matérias-primas, o uso adequado das ferramentas, bem como planejamento, pré-produção, coordenação motora e raciocínio lógico. Os instrumentos construídos agregam o patrimônio do projeto. É necessária prévia inscrição, a qual deve ser realizada na mesa de informações do projeto, junto a Equipe Org.

Introdução ao Maracatu
Março – início: dia 07/03, término – dia 28/03
Abril – início: dia 04/04, término – dia 25/04
Maio – início: dia 02/05, término – dia 23/05
Junho – início: dia 06/06, término – dia 27/06
Julho – início: dia 04/07, término – dia 25/07
Agosto – início: dia 01/08, término – dia 22/08
Setembro – início: dia 05/09, término – dia 26/09
Outubro – início: dia 03/10, término – dia 24/10
Novembro – início: dia 07/11, término – dia 28/11
Horário: das 14h às 15h.
Descrição: Como o próprio nome diz, essa atividade busca introduzir os novos participantes e alunos do Projeto Calo na Mão ao corpo percussivo e de dança, e, posteriormente, o ingresso ao grupo Maracatu Bloco de Pedra. O curso tem a duração de 4 aulas e transmite os conhecimentos básicos do Maracatu de Baque Virado. Visa preparar seus participantes para o ingresso na Oficina de Percussão, onde cada um tem acesso livre para a prática do(s) instrumento(s) de maior interesse. Ou seja, é a atividade destinada para aqueles que estão arriscando os primeiros passos no maracatu ou que tem a intenção de passar por uma reciclagem. É necessária prévia inscrição, a qual deve ser realizada na mesa de informações do projeto. A cada mês começa uma turma nova.

Batizado de novos integrantes – Bloco de Pedra
1ª batizado – 2009: Abril, dia 25/04
2º batizado – 2009: Junho, dia 27/06
3º batizado – 2009: Setembro, dia 26/09
4º batizado – 2009: Novembro, dia 14/11
Horário: impreterivelmente às 13h.
Descrição: para se tornar um integrante do grupo Maracatu Bloco de Pedra e participar de suas apresentações, os interessados devem fazer o batizado. O batizado é uma cerimônia informal, uma grande conversa, onde integrantes veteranos transmitem aos novatos quais são os valores do grupo, seus objetivos e forma de conduta e de trabalho. Ou seja, é um dos poucos momentos encontrados para contar a nossa história, permitindo aos novos integrantes de terem a exata noção de onde e o que eles estão se envolvendo.
Para participar do batizado é obrigatório que cada pessoas tenha concluído o curso de Introdução ao Maracatu e um período posterior de freqüência na Oficina de Percussão (períodos esses previstos pelas datas de realização dos batizados).
Aqueles que participam do projeto a longa data, e por ventura ainda não se batizaram, ficam liberados desta regra, a qual não se aplica, ficando portanto liberados de participar da Introdução ao Maracatu ¬– esses casos são exceções e devem ser tratados diretamente com o Guga, Marcio e/ou o responsável pela sua área de atuação.
É necessária prévia inscrição, a qual deve ser realizada na mesa de informações.

Apresentações – Grupo Maracatu Bloco de Pedra
Descrição: O grupo Maracatu Bloco de Pedra realiza, eventualmente, suas apresentações e cortejos. São momentos em que levamos nosso maracatu para outros locais, permitindo com que o público tenha acesso ao nosso trabalho, sempre de forma alegre e descontraída. É a oportunidade em que todos os integrantes deixam de ser alunos e passam a protagonizar essa história, representando todo o trabalho realizado pelo projeto. Participam das apresentações apenas integrantes que já fizeram o batizado do grupo. Não há exceções para isso, mesmo que isso prejudique o próprio grupo, portanto, é importante que os interessados em ingressar ao grupo Maracatu Bloco de Pedra fiquem atentos as datas de batizados divulgadas anteriormente.

Novidade: iniciaremos nesse ano um novo procedimento para preparo das apresentações. Agora, sempre na véspera das apresentações, realizaremos ensaios do grupo, os quais serão realizados na última hora da Oficina de Percussão, ou seja, aos sábados, das 16h às 17hs. Portanto, sempre que tivermos apresentação marcada, dividiremos os horários da Oficina de Percussão, sendo que das 15h às 16h, o horário será de livre participação, e posteriormente, das 16h às 17h, a participação será de exclusividade dos integrantes do grupo. Para tal, peço que nestas ocasiões, os integrantes compareçam com as camisetas amarelas do Bloco de Pedra, afim de visualizarmos melhor a atuação do grupo.

Já temos três apresentações agendadas, as quais serão realizadas no interior de São Paulo, em cidades nem sempre muito próximas. Ainda existe a possibilidade de mais duas apresentações no mesmo formato, as quais devem ser confirmadas em breve.
Solicito que todos os integrantes se programem com a devida antecedência para não haver desfalque. Essas apresentações estão vinculadas ao Edital ProAc, o qual fomenta o projeto ao longo de 2009. Teremos transporte, alimentação e estadia (desde que necessário) para todos os integrantes. Portanto, precisaremos organizar listas das pessoas que estarão presentes nestas apresentações.

Apresentações:
Circuito Cultural – Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
dia 09/05 – local: Paraguaçu Paulista
dia 31/05 – local: Sertãozinho
dia 07/06 – local: Santa Rosa do Viterbo

Oficinas com Mestres
Descrição: Eventualmente, recebemos a visita de mestres de maracatu, dança, entre outros. A programação e a realização das oficinas é conseqüente a vinda destas pessoas para São Paulo. Não temos ainda nenhuma atividade programada. Ano passado, 2008, tivemos quatro oficinas neste formato, recebemos o mestre Walter de França e o Mauricio, da Nação Estrela Brilhante de Recife, além do Pitoco, que toca também no Afoxé Ilê de Egbá; tivemos a oportunidade de receber o mestre Shacon Viana, da Nação Porto Rico, e sua esposa Joana, mestre da Nação Encanto do Pina. Recebemos também o Baba Alexandre, Babalorixá da Casa São Lázaro, que realizou uma belíssima aula de “dança dos orixás”. Para 2009, seguiremos no mesmo sentido, aproveitando a presença ilustre destes mestres em São Paulo, aguardem…

Apresentações Culturais
Descrição
: As Apresentações Culturais são realizadas periodicamente no final da Oficina de Percussão, quando convidamos grupos de cultura popular, ou que apresentem propostas vinculadas ao nosso trabalho, para se apresentarem no Projeto Calo na Mão. São realizadas normalmente a cada dois meses, e de preferência no último final de semana do mês. A proposta destas apresentações é oferecer, aos alunos e participantes do projeto, um contato direto com outros grupos e/ou outras manifestações de cultura popular, agregando assim novos valores e conhecimentos. Em contrapartida, é oferecido aos grupos uma maior visibilidade e divulgação de seus trabalhos.
Os grupos que se apresentam no projeto não recebem cachê, portanto, realizam essas apresentações sempre de forma pró-ativa – infelizmente ainda não temos estrutura para oferecer melhores condições. Para 2009, temos uma programação que ainda está em fase de planejamento e produção, informaremos quais os grupos convidados sempre na hora da apresentação, ou seja, é sempre uma surpresa.
Datas previstas:
1ª apresentação: dia 30/Maio
2ª apresentação: dia 25/julho
3ª apresentação: dia 26/Setembro
4ª apresentação: dia 28/Novembro
Obs.: as datas sugeridas dependem da disponibilidade dos grupos convidados, portanto, podem sofrer alterações.
Sessões de vídeo – Caldinho de Feijão
Descrição: Uma vontade antiga do projeto que foi viabilizada no ano passado. As Sessões de Vídeo – Caldinho de Feijão promovem a exibição de filmes de produção própria, que tem o objetivo de demonstrar o que são as Nações de Maracatu, sempre de forma imparcial. São exibidos normalmente ao final do estudo das Nações, promovido pela Oficina de Percussão. Para esse ano, 2009, além dos vídeos das Nações que iremos estudar, o projeto prevê a exibição de outros dois vídeos com temas diferentes, como por exemplo, a religiosidade das Nações ou a forma de sobrevivência das mesmas, entre outros.
Datas: em aberto.

Balada do Bloco
Descrição
: Evento realizado uma vez por ano e tem como objetivo a promoção da convivência dos participantes do projeto em um ambiente diferente ao da escola e de arrecadar fundos para o projeto. Normalmente, a Balada do Bloco é realizada em uma casa de shows na Vila Madalena e conta com a participação de bandas, grupos de cultura popular e DJs. O evento é promovido e produzido por integrantes do grupo, que se dividem nas mais diversas funções, desde o produtor até o barman – todos ajudam. É uma grande festa do Bloco de Pedra e conta com o envolvimento de todos os seus integrantes.
Data: Maio/2009, em aberto

Festa Junina
Descrição
: O “Arraiar do Alves” é a nossa festa junina. Realizada pela primeira vez no ano de 2008, foi um sucesso. Conseguimos realizar nossa quadrilha e promover o casamento dos cumpadres Seu German e Dna. Thais Feitosa, claro que com o consentimento de seus pais, Pepe e Camila. A cerimônia foi abençoada pelo pai de santo, DJ. Gleds, que fez seu show a parte.
Além da festa, a promoção deste evento tem o objetivo de unir as diferentes organizações que atuam na Escola Alves Cruz em uma só produção, são eles: ONG Projeto Fênix, Programa Escola da Família, APM – Associação de Pais e Mestres, a diretoria e professores da escola, além do Projeto Calo na Mão. A verba arrecadada neste evento é destinado a melhorias na Escola Alves Cruz sob gerencia da diretora Solange.
Data: Junho/2009, em aberto.

Convenção do Bloco
Descrição: Festa de confraternização de final de ano dos integrantes do Bloco de Pedra. É um evento sem fins lucrativos, onde os integrantes do grupo e convidados tem a oportunidade da convivência durante um final o de semana, em um local que ofereça lazer e contato com a natureza. A primeira Convenção do Bloco foi realizada no final de 2008 e contou com a presença de 90 pessoas. Foi realizada em um sitio próximo a São Roque, chamado Vale Encantado.
Data: Dezembro/2009

Mutirão do Alves Cruz
Descrição: Os mutirões de melhorias da Escola Alves Cruz são realizados a cada semestre e conta com a participação de todos os alunos do projeto. É a maior contrapartida que oferecemos a esse espaço, que é nossa casa. A Escola Alves Cruz é nossa casa, nosso espaço, portanto, é uma obrigação cuidar dele. Normalmente realizamos mutirões de manutenção da escola, seja para sua limpeza, ou para arrumar os jardins, ou para organizar o depósito, ou até a pintura das salas de aula. Cada mutirão tem um objetivo, o qual é sempre definido junto a diretora Solange. Em dias de mutirão, a Oficina de Percussão começa apenas após o seu término. A presença e participação de todos é fundamental, cabe a nós cuidar e manter o espaço público.
Datas: em aberto

maractu.org
Descrição: Novo projeto em andamento. O maracatu.org é um site/portal formado a partir da customização de uma ferramenta livre chamada wordpress em que disponibilizará a todos os grupos e Nações de Maracatu uma página na internet. Projeto totalmente sem fins lucrativos, tem o objetivo de democratizar esse espaço virtual, agregando a todas as organizações essa ferramenta na web. O projeto prevê, alem da disponibilização de espaço virtual, oficinas de construção de blogs e produção de imagens. Os conteúdos serão atualizado pelos próprios grupos que terão paginas do tipo: http://www.seugrupo.maracatu.org.br. Esse novo projeto está em fase de divulgação. Estão sendo realizados os primeiros contatos com grupos de São Paulo e região, e posteriormente grupos de outros estados e as Nações de Maracatu. Para maiores informações acesse http://www.maracatu.org.br, leia a carta de intenções e entre em contato.


Observações Gerais
.: as datas descritas acima podem sofrer alterações. Todas as atividades do Projeto Calo na Mão são gratuitas, salvo as exceções: Balada do Bloco e Convenção do Bloco.
O envolvimento e participação nas atividades do projeto depende exclusivamente da vontade e aptidão de cada um. Para quem tem interesse em ampliar sua atuação no projeto, o caminho é simples, é só se envolver.

Anúncios
6 Comentários leave one →
  1. 20 março, 2009 11:53 pm

    Olá. Tudo bem?
    A convite da minha Amiga “Nanda Figueiredo”, aqui estou…
    E gostaria de informar que fiquei muito interessado em FOTOGRAFAR e quem sabe mais tarde até participar dessa Atividade Cultural?!

    Poderiam me fornecer mais informações?

    Grato
    Anderson Sutherland

  2. 21 março, 2009 2:27 pm

    Olá Anderson, seja bem vindo!

    Acho que a a maior parte das informações estão por aqui mesmo. A única coisa importante de acrescentar é que tem um cara chamado Ernani Baraldi que faz um trabalho bem bacana de registro fotográfico das atividades que desenvolvemos no Alves Cruz, ele organiza um projeto chamado Fotografo Urbano e se você está interessado em fotografar será muita bacana se conversar com ele.
    Abaixo estão alguns links pra encontra-lo:

    http://www.flickr.com/people/meninodoasteroideb632/

    http://fotografourbano.wordpress.com/

    Abs,
    Marcio

  3. Mayra permalink
    22 março, 2009 2:08 pm

    Pela primeira vez ouvi vocês tocarem ao vivo e gostei muito!
    Que energia maravilhosa que é transmitida!

    Parabéns, que a cultura seja sempre divulgada.

  4. 23 março, 2009 3:55 am

    Legal Mayra, vem tocar com a gente então!

    Abs!

  5. Paloma permalink
    22 abril, 2009 11:50 pm

    Oi,q dia q n vai ter o maracatu?? pq vcs vao viajar por esses dias, neh?
    Bjaoo

  6. 23 abril, 2009 4:40 pm

    Opa, sábado dia 09.

    Abs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: