Skip to content

Bloco de Pedra – apresentações e preparativos

27 março, 2009
by

O Bloco de Pedra já tem três apresentações agendadas para os meses de Maio e Junho e que serão realizadas em cidades do interior de São Paulo (veja programação). Essas apresentações fazem parte do Circuito Cultural do Estado de São Paulo, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado, e são contrapartidas já previstas e oferecidas ao edital ProAC, o qual patrocina o Projeto Calo na Mão em 2009.

Sendo assim, para apresentar um bom trabalho e fazer jus ao peso do baque que quebra, nós do Bloco de Pedra precisaremos nos unir e realizar uma empreitada de preparativos, que vão desde arrumar os bombos, preparar figurino, produzir nosso estandarte, batizar e preparar novos integrantes do grupo, a realizar ensaios do grupo, entre outras funções necessárias.

Para dar tempo de fazer todas essas coisas, iniciaremos parte destes preparativos neste final de semana, dia 28/03. Vejam mais informações, horários e outros combinados sobre o mutirão de manutenção dos instrumentos, inscrições para batizados e produção de figurino e estandarte, logo abaixo:

Bloco de Pedra, dezembro de 2008

Bloco de Pedra, dezembro de 2008

Mutirão de manutenção dos instrumentos – trocar peles rasgadas.

Batuqueiros do Bloco de Pedra, como vocês sabem, nós temos muitos instrumentos parados em nossa salinha com as peles rasgadas ou outros problemas. Portanto, nosso objetivo é colocar esses instrumentos novamente em uso. Já providenciamos a compra de novas peles, e toda matéria prima necessária para esse trabalho. Portanto, realizaremos nosso mutirão de manutenção dos instrumentos em todos os sábados, a partir das 13hs, e repetiremos essa atividade até recuperar todos os instrumentos, sejam alfaias, caixas, agbês, mineiros, etc.

Atividade: todos os sábados, a partir das 13hs

Batizado de novos integrantes do Bloco de Pedra – inscrições abertas

Para se tornar um integrante do grupo Maracatu Bloco de Pedra e participar de suas apresentações, os interessados devem fazer o batizado. Realizaremos apenas 4 batizados de novos integrantes em 2009 (veja programação), portanto fique atento as datas e não perca a oportunidade.

O batizado é uma cerimônia informal, uma conversa onde integrantes veteranos transmitem aos novatos quais são os valores do grupo, seus objetivos e sua forma de conduta e de trabalho. Ou seja, é um dos poucos momentos encontrados para contar a nossa história, permitindo aos novos integrantes a oportunidade de terem a exata noção de onde e o que eles estão se envolvendo.

Para participar do batizado é obrigatório que cada pessoa tenha concluído o curso de Introdução ao Maracatu e um período posterior de freqüência na Oficina de Percussão (períodos esses previstos pelas datas de realização dos batizados).

Atenção – aqueles que participam do projeto a longa data e, por ventura, ainda não se batizaram, estão liberados da obrigatoriedade de participar da Introdução ao Maracatu – esses casos são exceções e devem ser tratados diretamente com Marcio, Guga e/ou o responsável pela sua área de atuação.

Inscrições: as inscrições estão abertas a partir deste sábado, dia 28/03, e devem ser realizadas na mesa de informações do projeto, junto a Equipe Org.

Figurino e Estandarte

Além de arrumar os bombos e cuidar dos novos integrantes, precisamos organizar outras coisas importantes para nossas apresentações, a parte visual do Bloco de Pedra, o que, no momento, inclui o nosso figurino e nosso estandarte.

Figurino – faremos um novo figurino, mudando a cor das nossas camisetas e substituindo o logo do Projeto Calo na Mão pelo logo do grupo (ainda a ser criado). As calças e saias brancas serão padronizadas, e portanto terão de ser compradas e/ou confeccionadas no mesmo lugar.

O corpo de dança e o time dos agbês, que ficam na linha de frente do Bloco de Pedra, terão seus figurinos com uma produção diferenciada, agregando acessórios e/ou outros ornamentos. Peço para que esses dois grupos se organizem com seus responsáveis, unindo todas as idéias para a viabilização desta confecção.

Estandarte – chegou a hora de fazermos nosso estandarte. Apesar de já termos uma idéia inicial, precisamos definir seu desenho, formato e cores. A todos que quiserem participar, tragam suas idéias neste sábado para providenciarmos sua confecção o quanto antes. Após sua conclusão, precisaremos também eleger um porta-estandarte.

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. 27 março, 2009 4:40 pm

    Aê galera, bora começar o ano bem…??

    abraços e muito axé

  2. 28 março, 2009 6:44 am

    Eu levo o Estandarte!

  3. Bruno permalink
    29 março, 2009 6:30 pm

    O logo a ser criado para o estandarte será para o projeto Calo na Mão ou para o grupo Bloco de Pedra???

  4. 30 março, 2009 4:41 am

    Opa, o logo do projeto calo na mão já existe, criaremos o logo do Bloco de Pedra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: