Skip to content

Inscrições abertas

4 março, 2010

O Projeto Calo na Mão abre inscrições para os cursos de Introdução ao Maracatu e Oficina de Construção de Instrumentos. Os interessados podem fazer as inscrições a partir deste sábado, dia 06/03, na mesa de informações do projeto. As atividades são totalmente gratuitas e neste ano oferecem novidades. O número de vagas é limitado e a procura é grande, não perca tempo. Confira as datas e informações adicionais logo abaixo:

Curso de Introdução ao Maracatu

Como o próprio nome diz, o curso tem o objetivo de promover a introdução dos novos brincantes à cultura do maracatu de baque virado. A atividade oferece algumas novidades em 2010. O curso ficou mais longo, com a duração de dez aulas, o que possibilita a abordagem de conteudos básicos e intermediários. Outra novidade – os alunos poderão optar pela escolha da prática de qualquer  instrumento, assim como a dança  – opção essa que deve ser informada no ato da inscrição. O curso promove atividades práticas, mas também reserva momentos teóricos acerca da história da cultura do maracatu. As aulas serão ministradas por um grupo de professores e assistentes formado por integrantes do Grupo Maracatu Bloco de Pedra.
Início: dia 03/04
Horário: aos sábados, das 14h as 15h.
Duração: 10 aulas.

Oficina de Construção de Instrumentos

A Oficina de Construção de Instrumentos do Projeto Calo na Mão oferece uma introdução ao mundo da luthieria – confecção artesanal de instrumentos – através da construção de instrumentos típicos do maracatu de baque virado. Este curso também apresenta novidades em 2010: agora, além da construção das alfaias, os interessados também poderão optar pela confecção de caixas e agbês. O curso oferece atividades práticas e teóricas acerca da história do maracatu, além de conceitos de afinação e manutenção dos instrumentos. Os alunos participarão de todos os processos de confecção dos intrumentos, assim como a escolha e preparo da matéria prima, a escolha e utilização de ferramentas adequadas, planejamento estratégico e raciocínio lógico. Os instrumentos produzidos agregam ao patrimônio do projeto e são disponibilidos para as atividades percussivas.
Início: dia 03/04
Horário: aos sábados, das 10h as 13h.
Duração: 12 aulas.

Batizado de novos integrantes do Bloco de Pedra

O batizado é o momento de ingresso de novos integrantes ao Grupo Maracatu Bloco de Pedra, grupo esse que possui um carater informal, livre e irrestrito, sendo portanto um grupo aberto onde todos os interessados podem participar. Porém, o Bloco de Pedra reserva um processo de ingresso de seus novos integrantes, que tem início na participação do curso de Introdução ao Maracatu, e sua conclusão no batizado de novos integrantes. O batizado de novos integrantes do Bloco de Pedra não é uma atividade religiosa, não possui qualquer cunho ou vínculo religioso. Se resume a uma boa conversa, onde são apresentados os preceitos e objetivos do grupo, sua forma de atuação e organização, permitindo assim aos novos integrantes que tenham conhecimento que qual o funcionamento de seu novo grupo.

Data: dia 27/03
Horário: as 13h.
Pré- requisitos: os interessados devem, obrigatoriamente, ter concluido o curso de Introdução ao Maracatu e convidar/escolher/indicar um padrinho (integrante veterano do Bloco de Pedra), que também deverá estar presente durante o batizado.

Para esclarecimento de dúvidas, consulte a Equipe Org na mesa de informações do projeto. As incrições devem ser realizadas aos sábados, na mesa de informações do projeto, de forma presencial. Não realizamos inscrições pela internet.

Anúncios
11 Comentários leave one →
  1. ibrahim permalink
    5 março, 2010 12:19 am

    morei muito proximo a zona oeste e não conhecia o Bloco de Pedra atualmente moro no ABC e descobri essa fascinante iniciativa,estarei em breve visitando o projeto pois tenho o objetivo de fazer algo parecido aqui onde moro atualmente….parabens a todos vcs,e até breve

  2. Mariana permalink
    24 março, 2010 1:35 pm

    ainda há vagas para os cursos?

  3. Verginia Maria da Silva permalink
    3 abril, 2010 1:39 pm

    Diante de tanta beleza, quero poder participar desta familia, tão bonita “Bloco de Pedra”. Ser a tiazinha mais velha desta familia.
    Abraços no coração a todos os menbros desta grande comunidade….

    Verginia Maria

  4. Verginia Maria da Silva permalink
    3 abril, 2010 1:43 pm

    Obs. Eu sou Verginia Maria,na qual mandei um email, mais estou completando, pois
    a inscrição foi para iniciação de dança, estou no setor de espera. Aguardo resposta, não se esqueça da tiazinha, ok!Q!Q!
    Á mesma…..

  5. Kelly permalink
    5 abril, 2010 6:35 pm

    Quando serão abertas novas inscrições?
    Quero muito fazer parte de tudo isso! rsrs…

    bjos

  6. Talita permalink
    22 abril, 2010 12:30 am

    Olá,

    Gostaria de fazer aulas de chocalho (não sei o nome), porém não sei se ainda tem vagas e se posso me inscrever. Fui sábado passado na escola, porém não havia ninguém nas mesas de informações. Gostaria de saber também se estas aulas de chocalho, há empréstimos da oficina ou se cada um deve ter o seu próprio instrumento comprado.
    Muito obrigada, desde já.
    Talita

  7. 7 maio, 2010 12:08 am

    Olá Talita,

    Temos dois tipos de instrumentos que se encaixam nas descrições qual você citou.
    O agbê que é confeccionado com uma cabaça e missangas e o Mineiro ou Ganzá que é um cilindro de aluminio.

    O projeto calo na mão oferece a oficina de iniciação ao maracatu que ensina a tocar esses dois instrumentos, todos os intrumentos que estão nas oficinas abertas estão disponiveis para as aulas de iniciação.

    Espero ter te ajudado.

    Chrisinha

  8. 9 maio, 2010 10:58 pm

    Olá, Ibrahim!

    Será muito bem vindo ao nosso projeto, chegando por lá pode procurar pelo Márcio ou pelo Guga que são os responsáveis pelas oficinas do projeto calo na mão.

    Obrigado e até breve!

  9. Cecília permalink
    27 julho, 2010 1:19 am

    Olá,
    Eu adoro o trabalho de vocês!Sempre que passo perto da escola e os ouço tocando,dá uma alegria e vontade de sair dançando!!
    Gostaria de saber se tem como participar das oficinas,do grupo…
    Obrigada!

  10. bruna permalink
    6 outubro, 2010 1:46 am

    Olá.
    eu acho muito legal o trabalho de vocês e gostaria de participar. Então gostaria de saber quando vai abrir as inscrições.
    obg.

    beijos

  11. 8 outubro, 2010 1:13 am

    Opa! É só chegar no sábado e participar da oficina aberta!

    Seja bem vinda!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: