Skip to content

O Maracatu

Antes de ler saiba que este texto esta em constante atualização e você também pode contribuir com ele!

O Maracatu de Baque Virado ou Maracatu Nação é uma manifestação da cultura popular brasileira, afrodescendente e de origem religiosa. Originou-se onde hoje é o estado de Pernambuco principalmente nas cidades de Recife e Olinda durante o período escravocrata, provavelmente entre os séculos XVII e XVIII. Como a maioria das manifestações populares do país é uma mistura de culturas ameríndias, africanas e européias. O mais antigo registro sobre Maracatu data de 1711 em Olinda e fala de uma instituição que compreendia um setor administrativo e outra festivo, com teatro, musica e dança.

A explicação mais difundida entre os estudiosos a cerca da origem do Maracatu Nação é a de que ele teria surgido a partir das coroações e autos do Rei do Congo, prática implantada no Brasil supostamente pelos portugueses e por conseqüência permitida pelos senhores de escravos. Os Reis seriam intermediários entre o poder do Estado brasileiro e as mulheres e homens de origem africana, uma espécie de líder dentro das senzalas para facilitar o controle sobre os escravos uma vez que não era necessário controla-los individualmente mas apenas aquele a quem o grupo devia obediência. Destas organizações teriam surgido as instituições culturais populares que passaram a organizar encontros e rituais em torno dessas representações sociais, dando origem ao Maracatu de Baque Virado.

Com a abolição da escravatura no Brasil no fim do século XVIII, o Maracatu passa gradualmente a ser caracterizado como um fenômeno típico dos carnavais recifenses, como ocorreu com o Frevo, o Caboclinho, o Cavalo-marinho entre outras práticas populares tipicamente brasileiras, mas mantem em muitos “agrupamentos” uma forte ligação com a religiosidade do Candomblé. Após um intenso processo de decadência dos maracatus de Recife durante um longo período do século XX, ocorreu nos anos 1990 o que podemos chamar de “Boom do Maracatu”. A prática adquiriu uma notoriedade que nunca havia conquistado antes, provavelmente resultado, entre outras coisas, da ação do Movimento Negro Unificado (MNU) junto a Nação Leão Coroado, (uma das nações mais tradicionais de Recife), do movimento Mangue Beat (que tem como principais expoentes Chico Science e o grupo Nação Zumbi), e do grupo Nação Pernambuco (uma de suas principais marcas foi ter separado a dimensão da música e da dança do Maracatu de sua dimensão religiosa). Nesse contexto o Maracatu de Baque Virado saiu de seu palco principal que é a cidade de Recife e chegou a diversos outros lugares do país e do mundo. Hoje existem grupos percussivos que trabalham com elementos da Cultura do Maracatu Nação em quase todos os estados brasileiros e em diversos países como Canadá, Inglaterra, França, Estados Unidos da América, Japão, Escócia, Alemanha, entre outros.

Fontes e referências: Wikipédia e o trabalho de iniciação cientifica do PR (Pedro Rodrigues)

34 Comentários leave one →
  1. Wellington permalink
    3 abril, 2009 1:47 pm

    Olá, sou estudante de comunicação social – Unicid, vou apresentar um trabalho socio cultural cujo tema é Maracatu, neste sabado irei conhecer o grupo de vocês, gostaria de saber se há possibilide de bater um papo com alguem do grupo, filmar uma apresentação/ensaio enfim, fazer meu projeto com vcs.
    Desde já agradeço
    Abraço
    Wellington

  2. 3 abril, 2009 4:12 pm

    Opa! Legal vamos conversar no sábado, me procure ou procure o Guga.

    Abs,
    Marcio

  3. 28 agosto, 2009 1:22 pm

    Oi eu queria saber mais , alguém pode me ajudar?

  4. 29 agosto, 2009 2:18 am

    Diga lá Giovanna, o que você quer saber?

  5. MARIANA permalink
    31 agosto, 2009 6:07 pm

    Olá Marcio, estive este sabado conhecendo o projeto, sou secretaria da Associação Cultural Nação do Reggae de Guarulhos (eu e o vice-presidente nos apresentamos para o Luiz, talves ele lembre), parabens pelo trabalho, maravilhoso, sem contar q pude conferir o mestre de Recife, q me empolgou tanto q me envolvi pra dançar… me inscrevi na oficina de Introdução ao Maracatu, gostaria de esclarecer a data de inicio, na ficha q ficou comigo esta dia 03/09, mas é no meio da semana, e pelo q entendi dia 05/09, ñ vai haver oficina por conta do feriado, então começo no dia 12/09? …gostaria de conversar com vcs tbm sobre a possibilidade de uma parceria com nossa associação, ou apresentação em nossa cidade, mas vou me inturmando primeiro, daí agente conversa sobre essas possibilidades com o tempo…um abraço.

  6. 1 setembro, 2009 5:15 pm

    Olá Mariana, estou encaminhando o seu email para o pessoal da equipe org, para esclarecer esse lance da data.

    Seja bem vinda!

  7. Alex permalink
    5 setembro, 2009 11:38 pm

    #

    OLa! sou professor de musica e estou realizando um trabalho sobre maracatu, gostaria de algumas partituras para fundamentos e historias, muito obrigado!

  8. Cássia Oliveira permalink
    13 outubro, 2009 7:29 pm

    Olá.
    Sou coreógrafa de uma banda marcial, e nossa banda tocará uma musica da obra Maracatu de Chico Rei, de Francisco Mignone, ressaltaremos “A dança das três macotas”. Pretendo fazer uma coreografia caracteristica, com elementos caracteristicos. Então, se puder dar uma ajuda, com fotos, contando alguma curiosidade sobre o tema me ajudaria muito.
    Tem algum elemento, acessório caracteristico do maracatu?? Algum instrumento??

    Bom, é isso…
    Desde já, muito grata!
    Cássia!

  9. 13 outubro, 2009 9:20 pm

    Opa, aparece no colégio sábado pra conversarmos Cassia.

    Abs,
    Marcio

  10. 13 outubro, 2009 9:20 pm

    Opa, aparece no colégio sábado pra conversarmos Cassia.

    Abs,
    Marcio

  11. 13 outubro, 2009 9:20 pm

    Opa, aparece no colégio sábado pra conversarmos Cassia.

    Abs,
    Marcio

  12. RUBEM permalink
    17 dezembro, 2009 11:43 pm

    QUERIA SABER A DIFERENÇAS ENTRE O BAQUE SOLTO E O VIRADO E OS NOMES DOS RITMOS? OBGD

  13. 21 dezembro, 2009 11:25 am

    Olá Rubem, de uma olhada aqui (http://maracatu.org.br/o-maracatu/), tem uma série de textos e vídeos falando de Maracatu, incluindo as outras brincadeiras que levam o mesmo nome.

    Abs,
    Marcio

  14. Talita permalink
    20 abril, 2010 6:44 pm

    Olá!
    Gostaria de saber se ainda dá para se inscrever nas aulas da Maracatu. Na verdade, tenho interesse em aprender o chocalho (não sei o nome), gostaria de saber como funciona (se preciso comprar um ou se é da oficina), Fui alguns sábados para ver e adorei! porém o último sábado não havia ninguém nas mesinhas e não consegui tirar estas dúvidas. Poderia me informar sobre esta possibilidade e o que devo fazer para começar estas aulas?
    Muito obrigada!!

    Talita

  15. 7 maio, 2010 12:13 am

    Olá Talita,

    As incrições para as aulas de Inicição ao Maracatu já estão encerradas, após o termino das aulas que estão em andamento, teremos outra turma e aí é só você se inscrever na mesinha da Equipe ORG.
    Os instrumentos que temos fazem parte do projeto calo na mão, se você não tem instrumento, poderá tocar do mesmo jeito.

    Em breve teremos informações sobre estas oficinas.

    Abraços

    Chrisinha

  16. Ana permalink
    19 junho, 2010 11:16 pm

    Olá,
    gostaria de saber se já estão abertas novas incrições para a introdução ao maracatu.

    Abraços
    Ana

  17. Rafael permalink
    20 junho, 2010 11:15 pm

    Olá amigos e irmãos!

    Tenho acompanhado a atividade de vcs via net e gostaria de parabeniza-los pelo trabalho! Moro aqui em Caraguatatuba Litoral Norte-SP num sítio e gostaria de abrir as portas da minha morada aos irmãos de boa luz que queiram emanar as positividades do Maracatu na Mata Atlântica.

    A Tribo daqui ficara feliz com a atenção e mais ainda com a visita!
    Abraços do povo Caiçara!

  18. Bia permalink
    23 agosto, 2010 3:34 pm

    Olá boa tarde!
    Gostaria muito de participar das atividades de vcs, mas nunca toquei maracatu,como faço para entrar em contato com vcs?Existe alguma oficina de ritmos para iniciantes??
    obrigada
    bjs

  19. 24 agosto, 2010 2:06 am

    Opa! É só chegar no Alves Cruz aos sábados! Seja bem vinda!

  20. Elton permalink
    26 agosto, 2010 5:37 pm

    Olá amigos

    Eae, esse sabado haverá o projeto?

  21. 26 agosto, 2010 8:24 pm

    sim!

  22. Pedro permalink
    16 setembro, 2010 10:08 pm

    Olá,

    Adorei o seu artigo sobre o maracatu, está muito bom, bem detalhado com muitas informações.
    E também achei muito interessante o seu projeto “Calo na mão”. Eu quero tirar uma dúvida sobre o maracatu, essa é a mesma dança realizada no carnaval em Pernambuco ? Grato pela atenção.

  23. joao vitor permalink
    19 setembro, 2010 1:32 pm

    ola adorei esse site porque demonstra o maracatu adorei continua assim

  24. 21 setembro, 2010 12:50 am

    Opa! Sim, trabalhamos com a Cultura do Maracatu de Baque Virado!

  25. aimee permalink
    10 novembro, 2010 1:19 am

    quero saber qual é o tema do maracatu tenho 11 anos?

  26. maria eduarda permalink
    7 fevereiro, 2011 11:48 pm

    oii olhha meu trabalho é nesta sexta e preciso dde informaçaoes sou de belo jardim e naum posso visitar vcs por favor me mandem informaçoes pelo site

  27. marya permalink
    21 fevereiro, 2011 10:58 pm

    Eu vou fazer um trabalho sobre o maracatu e queria saber a origem , os elementos q fazem parte do maracatu e os tipos de maracatu vc pode me ajudar marcio ?

  28. fernanda stefhanyy permalink
    23 fevereiro, 2011 9:46 pm

    hummm.o maracatu é muito bom

  29. Valéria permalink
    6 abril, 2011 2:39 am

    Gostaria de saber como posso aprender a tocar maracatu em SP?

  30. Naritaa permalink
    13 maio, 2011 10:45 pm

    Gostei muito do texto,estava precisando fazer um trabalho sobre o Maracatu,e esse trabalho é para Ed. Física ¬¬’ Nos vamos aprender a dançar Frevo,Maracatu e Capoeira ¬¬’ Ai que vergonha … Aguem poderia me recomendar algum site sobre capoeira?

  31. Larissa permalink
    22 maio, 2011 8:59 pm

    Adorei ! Serviu para uma pesquisa da Escola bjs !!!!!!!!!

  32. 2 junho, 2011 1:32 pm

    Oi vou apresentar um trabalho sobre Maracatu quero algumas dicas.

Trackbacks

  1. Algumas atualizações « Bloco de Pedra
  2. Grupo Maracatu Bloco de Pedra » Algumas atualizações

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: