Skip to content

Construção de Tambores

“A Oficina de construção de tambores é a alma do nosso trabalho, não só porque é onde são feitos os tambores que tocamos, mas porque é o momento onde são compartilhados nossos valores, onde conversamos sobre as coisas que acreditamos”.

Idealizada por Vinicius Pereira como parte do projeto Calo na Mão, organizado inicialmente pelo Projeto Fenix com o patrocínio do programa Petrobrás Cultural , a oficina de construção de tambores começou no ano de 2002 e contou com o pontapé inicial do luthier de tambor, músico e educador, Daniel Reverendo. Atualmente é coordenada pelo Guga e pelo Pepe que todos podem encontar todo sábado na Escola Alves Cruz. A organização é bem simples, a cada 2 meses iniciamos uma turma nova com cerca de 20 alunos e construimos de 3 a 4 Alfaias, a atividade é gratuita, o projeto fornece o material e no final os instrumentos ficam para a oficina de percussão.

Serviço:

Todo sábado das 10:30 ás 14 h

Local: Escola Estadual Prof. António Alves Cruz , rua Alves Guimarães 1511, Jd. das Bandeiras, São Paulo -SP próximo ao Metro Sumaré. Veja o mapa.

Preço: Atividade gratuita. Aliás, todas a atividades do projeto são gratuitas.

Alfaia - foto por Ernani Baraldi.

Alfaia - foto por Ernani Baraldi.

Anúncios
41 Comentários leave one →
  1. 30 outubro, 2008 3:07 pm

    Olá,

    Em primeiro lugar, parabens pelo trabalho de vocês.

    Gostaria de saber quando terá uma nova turma, pois quero estar nela.

    Obrigado.

    🙂

  2. David Rodrigues permalink
    6 novembro, 2008 12:02 am

    Gostaria de saber quando será formada a próxima turma, pois estive em Fortaleza em abril pra fazer um intercâmbio cultural, onde aprendi a fazer um alfaia com meu primo Rodrigo de Oliveira (TEMBIÚ) e conheci vários grupos de Maracatu (Solar, Vózes D’África e outros…) Estou muito interessado em aprender mais e conhecer mais sobre os instrumentos e os ritmos africanos!
    Um forte abraço a todos e o meu muito obrigado pela atenção!
    (PS.: Tenho meus pais que moram em SP, aí fica mais fácil pra mim) eles moram em Itaquera/ Zona Leste)
    Vlw!
    Fui…..

  3. marciolozano permalink*
    6 novembro, 2008 3:28 pm

    Opa! A próxima turma agora é no ano que vem, depois do carnaval. Mais informações procure o Pepe e o Guga lá no Alves, todos os sábados, ou aqui mesmo.

    Abs,
    Marcio

  4. Fábio Borges permalink
    5 janeiro, 2009 1:14 am

    Salve amigos….

    sou jornalista e nas horas vagas costuma bastucar minha alfaia em casa… Já toquei com alguns maracatuzeiros como eu, mas agora estou só. Sinto a necessidade de tocar coletivamente. Afinal de contas, essa é a alma do batuque, não é mesmo?

    Bom, gostaria de saber se é possível tocar com vocês, participar dos ensaios e afins?

    abraço

  5. marciolozano permalink*
    5 janeiro, 2009 3:20 pm

    Opa! Nossas atividades voltam no dia 17/01, o terceiro Sábado de Janeiro, começamos a afinar os tambores por volta das 14:30h. Seja bem vindo Fábio!

  6. JULIA permalink
    18 fevereiro, 2009 3:20 am

    CRIANÇAS 2 ANINHOS , CURTE MUITO MUSICA E PERCUSSÃO ,ACOMPANHAHDO A MÃE QUE QUER CONHECER O ESPAÇO E FAZER PARTE DA OFICINA SÃO BEM VINDAS?

  7. 18 fevereiro, 2009 6:19 pm

    Sim são muito bem vindas! Normalmente tem crianças brincando por lá, aliás estamos até construindo tambores pequeninos paras as crianças

    Sejam bem vind@s!

  8. 6 maio, 2009 1:37 pm

    “Titio tirou, tirou,
    tirou, tirou madeira santa
    tirou madeira santa, tirou madeira santa,

    Titio criou,
    criou, criou, criou
    criou, criou, crioula, criou, criou, crioula”

    aprendi a construção cantando esse jongo do Mestre Reverendo,
    sentia ali o nascimento de um tambor….

  9. Rita permalink
    8 maio, 2009 3:21 pm

    Deve ser lindo sentir o nascimento de um tambor…
    Em breve saberei o que é esse sentimento, se Deus quiser!

  10. Marcelo Rocha permalink
    9 maio, 2009 11:01 pm

    Ola gostaria de saber como me interagir com as aulas de maracatu, moro em sampa e gosto pacas de maracatu, procurando na rede verifiquei e vcs tem um trabalho legal ;

    obrigado

  11. Daniela permalink
    1 julho, 2009 3:01 am

    Olá
    Parabéns pelo trabalho!
    Quero conhecer mais o projeto e aprender a tocar alfaia.
    Aguardo notícias
    Um abraço

  12. Suzi permalink
    19 agosto, 2009 2:11 am

    Olá , Gostaria de saber se tem uma certa idade para participar…
    Obrigada

  13. 19 agosto, 2009 6:05 am

    Olá Suzi, apenas a oficina de construção de tambores tem idade mínima, já que lidamos com ferramentas que não são adequadas para crianças. Você pode receber todas as informações aos sábado aqui no colégio Alves Cruz. Nosso endereço é Rua Alves Guimarães 1511. É esquina com a Av. Heitor Penteado na Altura do supermercado Pão de Açucar. Para quem vem de metrô a melhor opção é a estação Sumaré que fica a 8 quadras da escola.

    Seja bem vinda!

  14. 19 agosto, 2009 6:05 am

    Olá Suzi, apenas a oficina de construção de tambores tem idade mínima, já que lidamos com ferramentas que não são adequadas para crianças. Você pode receber todas as informações aos sábado aqui no colégio Alves Cruz. Nosso endereço é Rua Alves Guimarães 1511. É esquina com a Av. Heitor Penteado na Altura do supermercado Pão de Açucar. Para quem vem de metrô a melhor opção é a estação Sumaré que fica a 8 quadras da escola.

    Seja bem vinda!

  15. 2 setembro, 2009 3:30 pm

    Parabéns pelo Projeto grupo. Já pude conferir algumas apresentações e constatei que Maracatu realmente é muito bom! Me interessei e ainda me interesso em particpar do grupo, no entanto queria tirar algumas dúvidas…
    Quanto à confecção de tambores, há a possibilidade de o aluno confeccionar seu próprio tambor, sem que o mesmo fique para a oficina e o grupo?
    E como posso participar do grupo de Dança Maracatu?

    Abraço
    nielson

  16. 2 setembro, 2009 5:29 pm

    Olá Nielson. No momento todos os tambores confeccionados ficam para o projeto, mas a tecnica que ensinamos pode ser facilmente reproduzida em casa, aliás este é um dos objetivos da oficina.
    Para participar das oficinas de dança não tem nenhum pré-requisito, chegue no sábado por volta das 14:30h, a oficina começa as 15h, o acesso é livre e gratuito.
    Agora, se você quiser integrar o corpo de dança do Maracatu Bloco de Pedra, participando de apresentações e afins, é necessário fazer a Oficina de Introdução ao Maracatu (informações sobre as turmas na mesa de inscrições ao sábados), e participar do batizado, um papo onde oficializamos a entrada de novos integrantes.

    Por ora, é só chegar e com o tempo você vai entendendo toda a dinâmica.

    Seja bem vindo!

  17. mariana permalink
    6 setembro, 2009 5:26 pm

    Oi, tudo bom? eu gostaria de saber se vocês continuam na Alves, ainda com toda essa confusão de aulas para os alunos da escola aos finais de semana

    bjs

  18. 6 setembro, 2009 10:42 pm

    Olá Mariana. Continuamos sim, no entanto com a reposição podemos utilizar o espaço do colégio apenas a partir das 14h, por isso devemos suspender a ultima turma de construção de tambores, que acontece geralmente das 10h as 14h. As demais atividade, como introdução ao Maracatu e a Oficina Aberta de Maracatu estão acontecedo normalmente.

  19. Moya permalink
    11 setembro, 2009 1:13 am

    Olá Marcio, já vi que é você que responde tudo por aqui. Então vamos lá.

    Semana passada me inscrevi nos cursos de construção e introdução. Foram passadas as datas de 12/09 inicio da construção e 03/10 inicio da introdução.
    Gostaria de saber se isso confere e se vamos ter aula nesse sábado pois não recebi nenhum contato.
    Fico no aguardo.
    Parabéns pela iniciativa de vocês, é um projeto muito bacana.
    Obrigado.
    Moya

  20. 11 setembro, 2009 2:56 am

    Olá Moya. Pois é eu respondo as coisas, mas geralmente as genéricas, não acompanho as questões como listas de inscrição das atividades e etc. Esta é uma tarefa de um grupo de pessoas que denominamos Equipe Org. Vou encaminhar sua dúvida pra eles, mas já de antemão aviso que o cronograma da oficina de construção de tambores sofreu algumas modificações em virtude da reposição das aulas do ensino médio, que estão acontecendo nas manhãs de sábado.

    Abs,
    Marcio

  21. Jaques permalink
    17 fevereiro, 2010 1:35 am

    E ai galera td bem, sempre vi apresentaçoes de vcs na vl madalena e gostaria de saber como faz para aprender e fazer parte dela ???
    Um grande abraço a tds

  22. homas Eckschmidt permalink
    25 fevereiro, 2010 6:17 pm

    Gostaria de saber s e o projeto de construção de tambores ainda esta ativo – quando começa – que horas e onde?
    Posso levar minha filha de 6 anos comigo?
    Obrigado

  23. 26 fevereiro, 2010 12:37 pm

    Bom dia, gostaria de saber como faço pra fazer parte das oficinas de maracatu, eu sou formado em Publicidade e Propaganda e tbm sou agente cultural, já particepei por dois anos do Grupo Cidadão em Movimento onde trabalhavamos com ritmos afro-brasileiros congo, cacuria, samba de roda, jongo entre outros. Também já oficina de maracatu com o grupo Bque Bolado. Vi que o curso de construção de tambores é ministrado pelo Guga, gostaria de saber se é o mesmo Guga que ja tocou no BAque Bolado, da época que fiz oficina lá, se for ele gostaria que se pudesse me passasse o contato dele.

    muito obrigado desde já
    e parabéns pela iniciativa do projeto, so assim nossa cultura brasileira não morrerá.

  24. Kelly permalink
    5 abril, 2010 6:30 pm

    Olá,
    Quero parabeniza-los pelo Projeto, muito massa!
    Quero muito ver um ensaio de vocês,esse fim de semana rola?

    Até mais,
    bjo, Kel

  25. Robson Santos permalink
    23 abril, 2010 1:21 am

    Bom dia,
    Gostaria de saber informações sobre a oficina de contrução de tambores;
    Desde já agradeço

    Robson

  26. 7 maio, 2010 12:04 am

    Olá Robson,
    As oficinas já estão acontecendo, após o término desta turma abriremos vagas para a próxima, fique ligado que as informações estarão disponiveis em nosso site.

    Abraços

    Chrisinha

  27. carlos permalink
    12 julho, 2010 7:50 pm

    lindo o projetos de vcs.
    Entao estou muito interessado na construçao, mais sou de minas, sou um dos membros fundadores do grupo de cultura popular o bloco de Viçosa MG, e estopu comecando nesta nova “empreitada” qualquer ajuda seria muito bom, espero resposta obrigado

  28. Salomão permalink
    3 agosto, 2010 2:01 pm

    Olá, gostaria de saber se ta rolando inscrições nas oficinas, pois gostaria muito de participar….
    abços

  29. Dezyrre permalink
    24 setembro, 2010 5:44 pm

    Olá,
    Me interessei e vou começar a fazer parte do projeto, entretanto gostaria de saber se existe uma idade minima para participar.
    Valew,
    Bjs

  30. 27 setembro, 2010 10:12 pm

    Não existe idade mínima, nem idade maxima! Seja bem vind@!

  31. Raquel Cristina permalink
    2 outubro, 2010 2:54 pm

    Bom dia!

    Conheci o projeto através de um documnetário achei maravilhoso, pois mais parecia uma grande família ví todos dançando e tudo mais, ou seja lindo, me despertou o interesse por conhecer e claro participar também se possível, por isso desejo saber quando inicia uma nova turma tanto para a oficina de construção de tambores quanto, pra dança também.
    Mais uma vez parabéns mesmo e um cheiro.

  32. 4 outubro, 2010 2:25 pm

    Olá! Apenas em 2011 teremos inscrições para as proximas turmas. Mas até lá, você pode frequentar as oficinas abertas todos os sábados das 15 as 16:30h.

    Seja bem vinda!

  33. Raoni permalink
    26 novembro, 2010 8:31 pm

    Oi Tudo bom galera?

    quero saber quando será a próxima turma de construção.

    Axé!

  34. rafael permalink
    31 janeiro, 2011 5:08 pm

    olá primeiramente boa tarde.

    Segundo, fiquei apaixonado pelo grupo de vcs(visite sabado dia 29/01).
    Eu gostaria de saber se é possivel eu fazer parte.

    Obrigado

    Rafael

  35. guilherme handro permalink
    16 fevereiro, 2011 11:35 pm

    gostaria de participar da ofician de alfaia como faço para poder ,e escrever moro no guaruja trabalho aqui e gostaria de participar e aos sabados se puder me mande um contato para poder me ecrever assim que começar o curso ok grato pela oportunidae

    namastê

  36. Daniela Pinheiro permalink
    18 fevereiro, 2011 3:12 am

    Oi gostaria de saber se neste sábado, dia 19 de fevereiro vai haver apresentacão>

    Também queria começar a fazer oficina com vcs.
    Toco tambor japones, mas o ano passado me arrisquei um pouquinho no Maracatu.

    Um abração para todos,
    Dani

  37. Lucilia A. Satos permalink
    18 abril, 2011 2:33 pm

    Olá,

    Aprecio muito o trabalho de vocês.

    Quero participar da oficina de construção de alfaia e quero saber quando será a proxima e como me inscrevo.

    Abração,
    Lucilia

  38. Eduardo Luis permalink
    19 maio, 2011 2:43 am

    olá pessoal!
    Para quando estão agendadas as próximas turmas para construção de tambores?

    obrigado e abçs,

    Eduardo

  39. Humberto Santos permalink
    20 maio, 2011 12:47 am

    Boa noite.

    Estamos fazendo um trabalho sobre Maracatú para o cursos de história. Queria saber se é possível gravar trechos do encontro de vocês e colher alguns depoimentos.

    Aguardo

  40. Danilo Loffredo permalink
    30 maio, 2011 9:53 pm

    Olá !
    Gostaria de conhecer o projeto de perto, e fazer parte dele. Vejo que as informações e perguntas do site não são deste ano. Estão em formações de turma ? como posso fazer pra participar ? Fico no aguardo !

    Abraços

    Danilo

  41. Mariana permalink
    19 junho, 2011 7:19 pm

    Olá!
    Gostaria de saber quando vai iniciar uma nova turma para construção de tambores, pois gostaria de participar e também aprender tocar.
    Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: